Space Branding – O Boticário cria loja sustentável reciclando três toneladas de plástico

Space Branding

Space Branding – O Boticário cria loja sustentável reciclando três toneladas de plástico

 

Quando o assunto é responsabilidade socioambiental, a O Boticário é uma marca que não mede esforços para deixar um impacto positivo no mundo, e sua loja pop up sustentável é a prova disso! Sempre em busca da inovação, ela construiu uma unidade inteira do piso às paredes utilizando três toneladas de plástico reciclado.

 

O projeto segue as tendências de consumo sustentável e incentiva o descarte correto de embalagens, promovendo a reciclagem e a preservação do planeta. Seja em sua composição ou nas embalagens, a loja vendeu exclusivamente produtos sustentáveis durante seu funcionamento, comprovando o compromisso ambiental da empresa em todas as etapas do processo.

 

Um dos principais objetivos das “pop-ups” é popularizar o programa de logística reversa da marca, todas as 4 mil lojas funcionam como pontos de coleta de embalagens de cosméticos, inclusive de concorrentes. Parte do material reciclado coletado será utilizado na construção de outras unidades temporárias, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a reutilização de recursos.

 

Reconhecimento Instantâneo: o poder do Space Branding na construção de uma marca memorável.

 

Planejar um espaço causa um impacto significativo em quem os visita. Já parou para pensar no poder de influência que certos ambientes têm sobre você? É por esse motivo que uma marca deve se preocupar com a sua arrumação, decoração e em criar espaços bem definidos para conseguir reproduzir seus valores e a sua identidade.

 

O Space Branding surgiu para fortalecer a ligação emocional e a segurança do cliente com a sua empresa. Ele é fundamental na formação de uma opinião positiva sobre ela, afinal, a experiência do consumidor é moldada pela estética e a funcionalidade do espaço.

 

Ao investir em adornos e no design visual de um local, você tem a chance de proporcionar ao seu público uma experiência singular e memorável através da sua marca.

 

Demonstrar os valores da sua empresa de maneira palpável faz com que os consumidores formem uma percepção positiva, estabelecendo uma conexão duradoura com seu público.

 

É preciso ir além da estética e utilizar o Space Branding para transmitir a personalidade e a mensagem da sua marca de forma tangível e impactante! Transcender o superficial é aproveitar essa ferramenta poderosa para criar um espaço autêntico, envolvente e cativante. Nos segmentos de restaurantes, varejo, hotelaria e espaços de coworking a interpretação da empresa é fortemente influenciada pela vivência do consumidor, o que torna essa estratégia especialmente relevante nesses setores. Cada detalhe do seu projeto corporativo precisa ser intencional e ter um objetivo definido, a aplicação dessa estratégia inclui o design, a distribuição do espaço, os elementos sensoriais e a comunicação com os clientes.

 

Esses componentes são fundamentais na criação de uma atmosfera que reflete a alma da marca. O renomado psicólogo Kurt Lewin conhecido por seus estudos pioneiros em psicologia ambiental, destaca a importância do ambiente físico no comportamento das pessoas. A escolha das cores pode influenciar o humor e a compreensão dos clientes, enquanto o layout e o mobiliário podem afetar o conforto e a interação entre os compradores e os funcionários.

 

Aspectos sensoriais como cheiro ou música podem despertar emoções positivas e criar memórias sensoriais que ficam associadas à sua marca. Além disso, uma convivência harmoniosa entre os funcionários é essencial, pois um ambiente de trabalho saudável reflete positivamente nos relacionamentos com os consumidores, tornando o atendimento mais amigável e eficiente.

 

Por isso, é necessário harmonizar essas particularidades com muito cuidado, para transmitir a identidade da sua empresa de forma coerente, proporcionando uma experiência agradável ao público.

 

Quanto mais personalizado for o planejamento, maior será a chance de sucesso na composição do espaço para a sua marca.

 

Quando você cria espaços incríveis a motivação surge naturalmente e as pessoas ficam entusiasmadas em trabalhar em um lugar tão bacana, isso faz com que elas se tornem fãs do seu negócio! Esse nível de engajamento é incomparável, por isso, obter soluções personalizadas é essencial. Quando você contrata profissionais especializados no assunto, eles oferecem uma visão ampla e dedicam atenção aos detalhes para criar ambientes assertivos e que atendam as necessidades da sua empresa.

 

Mesmo com um orçamento limitado é possível investir na estrutura da sua marca, seja com peças decorativas, mobiliários ou equipamentos restaurados. O importante é criar espaços que ofereçam conforto e mostrar aos consumidores que você se preocupa com seu estabelecimento, é isso que gera credibilidade.

 

Agora que você reconhece a importância dos ambientes no processo de construção da marca, é crucial considerar os seguintes pontos:

 

O mundo físico e digital estão se entrelaçando cada vez mais, resultando em uma experiência integrada e abrangente para os usuários. Nesse sentido é essencial que os locais físicos estejam alinhados com o ambiente virtual de forma que as soluções arquitetônicas reflitam essa necessidade de integração entre esses dois mundos.

 

A seleção dos materiais é fundamental na definição da personalidade e no tipo de experiência que a sua marca deseja proporcionar. Espaços que possuem características modernas e vibrantes, transmitem mensagens diferentes aos consumidores em comparação àqueles que buscam transmitir serenidade e acolhimento. É preciso ter cautela para evitar sensações equivocadas. Elementos como o nome, estilo de atendimento, som ambiente e até mesmo o aroma utilizados são artifícios que fortalecem a construção de uma empresa potencializando tudo o que foi pensado para o local.

 

O que você está esperando para contar a história da sua marca através do Space Branding?

 

Nosso time entende que o design da marca é uma ferramenta fundamental para a sua comunicação com o público-alvo, por isso, nos dedicamos a criar um design envolvente que engloba desde a concepção do logotipo até a escolha da paleta de cores, tipografia e outros componentes essenciais.

 

Na Plim Design cada detalhe é pensado estrategicamente para garantir que a sua empresa se destaque no mercado e seja prontamente reconhecida por seus clientes. Através de um design desenvolvido cuidadosamente, buscamos aumentar sua credibilidade e fortalecer sua imagem, o que é essencial para atrair novos consumidores e fidelizar os já existentes.

 

Conte conosco para fazer do Space Branding a chave do sucesso da sua marca, criando um espaço único e impactante que reflita a personalidade da sua empresa.

Fontes:

rsdesign.com.br/saiba-qual-a-influencia-do-espaco-fisico-no-seu-negocio/

forbes.com/sites/forbescommunicationscouncil/2022/08/29/12-smart-ways-to-communicate-a-brand-via-physical-space-design/?sh=7201c2c4eb0b

filbak.com/que-es-branding-espacial/

propmark.com.br/opiniao/qual-a-relevancia-do-design-de-ambientes-na-construcao-de-uma-marca/

Fonte de pesquisa: boticario.com.br/boti-recicla?departamento-categoria=cabelos/tratamento

Fonte de foto: folhavitoria.com.br/economia/blogs/economia-circular/2021/02/23/o-boticario-abre-loja-pop-up-sustentavel-construida-com-3-toneladas-de-plastico-reciclado/

Pesquisa e texto de:  Beátriz Reis.

Revisão e publicação: Brunna Gambarini.

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Romis Carmo

Romis Carmo

Diretor Criativo
Impulsionando negócios com criatividade
Colaborador de assuntos para design sensorial

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