Você já se sentiu influenciado por uma dessas marcas?

A primeira experiência que o consumidor tem com o seu produto é sensorial.

Você já se sentiu influenciado por uma marca e se tornou fiel a ela após viver uma experiência com a mesma?

Esse é o objetivo do Design Sensorial, estimular os 5 sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar. Ao utilizar essas percepções como forma de se comunicar com os clientes, você coloca a sua empresa à frente dos seus concorrentes.

Com essa estratégia, seu foco deixa de ser apenas o que os consumidores precisam e se concentra na sensação que a marca pode proporcionar às pessoas.

Criar laços com seu público faz com que eles divulguem seu produto de forma gratuita!

Promover uma experiência de marca gera fidelização com os clientes, foi assim que a Beats Electronics conseguiu revolucionar o mercado de fones de ouvido e alcançou um nível quase inatingível de preferência.

A marca aproveitou a amizade de seus fundadores com algumas das celebridades mais populares que, ao invés de cachês milionários, receberam apenas os fones para promover o produto.

Essa publicidade espontânea transformou os fones em objetos de desejo, amplificando o interesse pela marca. Para conquistar os jovens, os fundadores perceberam que teriam que investir no design do produto e o resultado foi um fone grande, colorido e chamativo totalmente fora dos padrões das marcas tradicionais daquela época.

Estudar os 5 sentidos é o primeiro passo para implementar essa estratégia com excelência!

A transformação dos meios de comunicação mudou consideravelmente a relação entre consumidor e marca, diante disso, surgiu a necessidade das empresas se manterem presentes em todas as redes de contato garantindo uma experiência única para o cliente.

Um exemplo perfeito de experiência de marca na internet é a Ray-Ban. A marca desenvolveu um provador digital de modelos de óculos, permitindo que o consumidor “experimente” os produtos e faça a sua escolha com base nas características do seu rosto.

Outra ferramenta é a opção de “experimentar lentes”, onde o cliente pode escolher a cor das lentes do seu óculos de acordo com o filtro de lente de sua preferência. A experiência visual ao visitar o site da marca é intuitiva e divertida.

A Apple é a campeã em proporcionar experiências sensoriais e se comunicar sem precisar dizer uma palavra ou apresentar um logotipo, ela utiliza e valoriza os sentidos para vender seus produtos e todo esse processo é focado no cliente.

Antes de ser vista uma marca precisa ser sentida!

Em suas embalagens podemos identificar a visão e o tato. Com caixas visualmente atraentes e artísticas apresentando um design elegante na cor branca combinado com fontes metálicas cintilantes, o que atrai os olhos é justamente esse minimalismo.

O toque suave que a caixa proporciona ao cliente é o que reforça essa experiência sensorial obtida por meio de uma combinação de papel com um revestimento laminado. As sensações não se limitam apenas às embalagens, o Apple Watch por exemplo, possui um recurso de GPS tátil que indica ao usuário o melhor caminho a seguir através de vibrações intensas.

Não podemos esquecer do olfato, os aromas específicos presentes nos produtos da marca tornam os objetos acessíveis aos consumidores que possuem deficiência visual, facilitando a sua identificação.

Investir na estética dos seus produtos também é proporcionar uma experiência sensorial.

Para conquistar um novo público, o Nescau precisou passar por um rebranding e mudou completamente o seu design. Sua embalagem ganhou um formato de espiral em relevo, transmitindo uma mensagem de força e energia enquanto oferecia mais praticidade em seu manuseio, tornando a experiência tátil e visual.

A aposta nesse recipiente surgiu da necessidade de capturar a atenção do consumidor e criar uma identificação instantânea com o produto, além disso, a nova embalagem facilita a localização do achocolatado nas prateleiras. Outra experiência proporcionada pela marca foi por meio de um comercial leve e divertido onde a empresa lançou o conceito “Crocolate”.

O vídeo reforça a ideia do quanto o Nescau Cereal pode ser apreciado por meio dos sentidos, com o sabor original da infância e a crocância presente proporcionando uma experiência sensorial visual e tátil-auditiva durante a exibição da propaganda.

Os sentidos são como um portal para acessar a memória e criar desejos.

A Dove caracteriza seu sabonete em barra como o único do mercado que oferece limpeza e perfume sem ressecamento, transformando o seu banho em um momento de cuidado com a pele e com o bem-estar físico.

O posicionamento da marca é bem definido, deixando claro que o produto é voltado para consumidores que têm interesse em cuidar da pele durante sua limpeza. Isso transforma um ato do cotidiano como o banho em um “ritual de embelezamento”.

É fundamental criar um elo com o receptor para ter sucesso na mensagem transmitida, seja na criação de propagandas, embalagens, logotipos ou produtos. De acordo com os princípios da Gestalt, é essencial entender o funcionamento da mente humana e a melhor forma de atrair o público.

Quando você pensa na Beats, Ray-Ban, Apple, Nescau e Dove a primeira coisa que vem à mente são seus logotipos, devido aos fundamentos da Gestalt aplicados em suas criações. Com símbolos simples e singulares, seus elementos criam uma sensação harmônica reforçando a sua interpretação no cérebro humano.

Afinal, o que as marcas citadas acima tem além do Branding?

A resposta para essa pergunta é: inovação e pensamento diferenciado. Tudo nessas marcas é cuidadosamente idealizado e estudado cuidadosamente para proporcionar a melhor experiência sensorial e de compra ao cliente.

Desde a qualidade superior dos produtos até a criação das embalagens, tudo é planejado para despertar a emoção do consumidor. O objetivo dessas empresas vai além da venda, elas realmente se preocupam em oferecer produtos de qualidade.

A popularidade dessas marcas é atribuída ao valor agregado aos produtos. Por esse motivo, possuir esses objetos vai além de simplesmente comprar um fone, um óculos, um celular, um achocolatado ou um sabonete em barra, é um estilo de vida e sinônimo de status social.

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Ficha Técnica:

Pesquisa: Romis Carmo

Texto de:  Beatriz Júnia

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Romis Carmo

Diretor Criativo
Impulsionando negócios com criatividade
Colaborador de assuntos para design sensorial

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